Sistemas Operativos
Classificar e destinguir os SISTEMAS OPERATIVOS
Quanto as tarefas:
- monotarefa- É caraterizado por permitir que o processador, a memoria e o hardwere permaneçam exclusivamente dedicados a execução de um unico programa. Logo so se pode executar um progrma de cada vez.
- multitarefa- Permite que se faça mais que uma tarefa ao mesmo tempo. Por exemplo jogar e programar ao mesmo tempo.
Quanto aos utilizadores:
- monoutilizador- Este tipo de S.O. é o mais utilizado em computadores de mesa e notbooks. As plataformas windows e MacOs são exemplos de S.O. que permite que um unico utilizador utilize varios programas ao mesmo tempo.
- multiutilizador- É um S.O. que permite que varios utilizadores utilizem em simultaneo os recursos do computador.
Quanto as tarefas do utilizador:
- Monousuário e monotarefa: Este tipo de sistema operacional é o mais utilizado em computadores de mesa e laptops. As plataformas Microsoft Windows e Apple MacOS são exemplos de sistemas operacionais que permitem que um único usuário utilize diversos programas ao mesmo tempo. Por exemplo, é perfeitamente possível para um usuário de Windows escrever uma nota em um processador de texto ao mesmo tempo em que faz download de um arquivo da Internet e imprime um e-mail.
- Multiusuário e multitarefa: Define um sistema operacional que permite acesso simultâneo de múltiplosusuarios ao computador. Todos os sistemas de tempo compartilhado são sistemas multiusuários, mas a maioria dos sistemas de processamento em lote para mainframes também são, para evitar deixar a UCP ociosa enquanto espera que operações de entrada/saida sejam concluídas. Um sistema operacional multitarefa permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas aparentemente simultâneas. Ex. Windows XP, Vista, Linux, entre outros.
Destinguir funções do S.O.
Partilha de recursos:
- Físicos: processador, memória, discos,periféricos diversos;
- Lógicos: programas e bibliotecas partilhadas programas.
Gestão de concorrência:
Controlar diversos fluxos de actividade independentes que se executam "em paralelo", sem que os mesmos interfiram.
Gestão de informação:
Armazenamento fiável e seguro da informação não volátil em suportes magnéticos, ópticos, etc.
Controlo de gastos:
Contabilização e limitação da utilização dos recursos físicos.
Classificar e distinguir as estruturas dos Sistemas Operativos:
Monolítica:
- É um termo oriundo dos estudos referentes a sistemas operacionais, que designa o modelo em que o sistema operacional é codificado por via de uma coleção de procedimentos, onde é permitido a qualquer um deles em qualquer parte do programa "chamar" outro procedimento.
- A organização mais simples de um sistema como um conjunto de procedimentos que podem interagir livremente umas com as outras.
- Pode ser comparada com uma aplicação que contém vários procedimentos que são compilados separadamente e depois colocados em "link", formando um grande e único programa executável.
Máquina virtual:
- Consiste em um software de ambiente computacional, que executa programas como um computador real, também chamado de processo de virtualização.
- A IBM define uma máquina virtual como uma cópia isolada de um sistema físico, e esta cópia está totalmente protegida.
- Máquinas virtuais são extremamente úteis no dia a dia, pois permitem ao usuário rodar outros sistemas operacionais dentro de uma única máquina física, tendo acesso a outros software existentes que podem ser instalados dentro da própria máquina virtual.
Cliente-Servidor:
É uma estrutura de aplicação distribuída que distribui as tarefas e cargas de trabalho entre os fornecedores de um recurso ou serviço, designados como servidores, e os requerentes dos serviços, designados como clientes.
- Geralmente os clientes e servidores comunicam através de uma rede de computadores em computadores distintos, mas tanto o cliente quanto o servidor podem residir no mesmo computador.
- Um servidor é um host que está executando um ou mais serviços ou programas que compartilham recursos com os clientes.
- Um cliente não compartilha qualquer de seus recursos, mas solicita um conteúdo ou função do servidor.
- Os clientes iniciam sessões de comunicação com os servidores que aguardam requisições de entrada.