Sistema de Ficheiros
O que é sistema de ficheiros e qual a sua função?
- Sistema de ficheiros é a forma de organização de dados em algum meio de armazenamento de dados em massa, frequentemente feito em discos magnéticos. Sabendo interpretar o sistema de arquivos de um determinado disco, o SO pode decodificar os dados armazenados e lê-los ou gravá-los.
O que é um Cluster?
- Um cluster consiste em computadores vagamente ou fortemente ligados que trabalham em conjunto para que, em muitos aspectos, eles possam ser vistos como um único sistema. Ao contrário da computação em grade, um cluster tem, para executar a mesma tarefa, cada conjunto de nós controlado e programado por software.
Destinguir os sistemas de ficheiros
- FAT 16 - O FAT16 utiliza 16 bits para endereçamento dos dados (daí o número 16 na sigla), o que, na prática, significa que o sistema de arquivos pode trabalhar com até 65536 clusters, no máximo. Para chegar a este número, basta fazer 2 elevado a 16 (65536).
Se temos então até 65536 clusters e cada um pode ter até 32 KB de tamanho, significa que o sistema FAT16 é capaz de trabalhar com discos ou partições com até 2 GB: 65536 x 32 = 2.097.152 KB, que corresponde a 2 GB.
- FAT 32 - O sistema de arquivos FAT32 consegue solucionar esse problema por utilizar 32 bits no endereçamento de dados. No FAT16, quanto maior o espaço em disco, maior o tamanho do cluster. Com o FAT32, é possível usar clusters menores - geralmente de 4 KB - mesmo com a unidade oferecendo maior capacidade de armazenamento. Desta forma, o desperdício acaba sendo menor.
O limite do FAT32 é de 2 TB. No entanto, se nós fizermos o cálculo anterior considerando 32 em vez de 16 (2 elevado a 32) e, posteriormente, multiplicar o resultado pelo tamanho máximo do cluster (também 32), o valor obtido será de 128 TB.
- NTFS - O NTFS foi desenvolvido quando a Microsoft decidiu criar o Windows NT: como o WinNT deveria ser um SO mais completo e confiável, o FAT não servia como sistema de arquivos por causa de suas limitações e falta de recursos. Na época, o que a empresa de Bill Gates queria apoderar-se de uma fatia do mercado ocupada pelo Unix. Anteriormente, ela já havia tentado fazer isso em parceria com a IBM, lançando o OS/2 no entanto as duas empresas divergiam em certos pontos e acabaram destruindo a aliança. O OS/2 usava o sistema de arquivos HPFS (High Performance File System - Sistema de Arquivos de Alta Performance), cujos conceitos acabaram a servir de base ao NTFS.
- HPFS - O HPFS é o sistema de arquivos utilizado pelo OS/2 da IBM, com recursos que se aproximam muito dos permitidos pelo NTFS como nome de arquivos com até 254 caracteres incluindo espaços, partições de até 512 GB e unidades de alocação de 512 bytes. Embora muito eficiente, este sistema de arquivos caiu em desuso juntamente com o OS/2, sendo suportado atualmente somente pelo Linux.
- EXT2 - O EXT2 é um sistema de arquivos para dispositivos de blocos (disco rígido, disquete, pen drive). Foi desenvolvido para o Linux por Rémy Card para substituir o Ext (Extended file system), que também havia sido criado por Rémy Card.